FESTIVAL

FESTIVAL UDIROCK | 11ª EDIÇÃO | 1, 2, 3 E 4 DE DEZEMBRO DE 2016 | UBERLÂNDIA-MG

O Festival Udirock chega a sua 11ª edição e comemora os seus 10 anos de existência com a edição Fim do Mundo, subtítulo esse que propõe uma reflexão sobre os problemas políticos e sociais que o país enfrenta neste momento, no qual após uma ruptura no rito democrático com a deposição de um presidente eleito pelo voto direto, vários direitos consagrados na constituição de 1988 estão sendo atacados com Propostas de Emenda à Constituição, as chamadas PEC´s, entre elas a PEC do Fim do Mundo que congela investimentos em educação, saúde pública e segurança pública por 20 anos, mas não limita outros gastos, como por exemplo o pagamento de juros por parte do estado ao sistema financeiro.
Como um dos principais festivais de música independente de Minas Gerais, o festival tem o compromisso de estimular a cena de música autoral em Uberlândia-MG com shows, oficinas de formação e outras ações.
O Festival UdiRock é um momento importante na cena musical local, dando a vários artistas a oportunidade de apresentar seu trabalho autoral em boas condições técnicas, ampla divulgação e podendo conhecer bandas de outros circuitos, promovendo o intercâmbio da cena local com a cena nacional.
Nesta 11ª edição o festival mantém o compromisso com a diversidade de estilos e abre espaço para o hardcore, punk, grunge, metal, indie e demais vertentes da música. Em 2016 serão 25 apresentações ao todo, já que o Festival UdiRock conta com parcerias que privilegiam a música autoral na cidade, nas chamadas Conexões UdiRock (Carniça, Música Importa, Cena Cerrado e Arte na Praça). Destaque para o show da Olho Seco, banda clássica do punk rock nacional e que está atualmente em turnê de celebração de seus 35 anos.
O festival ainda oferece oficinas gratuitas de formação técnica/musical em parceria com a Amplitude Musical – Instituto de Música e Tecnologia, sendo uma oficina de contrabaixo ministrada por Rafael Pombo, uma oficina de guitarra ministrada por Ulisses Janones e uma oficina de bateria ministrada por Marcelo Moraes.
Desde a primeira edição, o UdiRock se propõe a estimular a produção musical autoral na cidade, com espaço para apresentações musicais, expositores de material independente (CDs, DVDs, Fanzines, Vídeo Clipes, Camisetas, etc) criando assim um momento de encontro e articulação da cena musical local. E assim como nas edições anteriores, em 2016 o festival contará com a Feira do Rock, com vários expositores vinculados à cena independente.
O Festival UdiRock é realizado pela Valvulado “Cultura Amplificada”, associação cultural que visa promover circulação e formação de público para bandas autorais independentes, valorizando a criação musical em Uberlândia. Saiba mais em:  www.udirock.com.br ou www.facebook.com/festivaludirock.
Esse ano o festival conta com o incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura Municipal de Uberlândia – na modalidade Fundo Municipal de Cultura. A realização também é compartilhada com os parceiros institucionais, portanto sendo o UdiRock um momento de várias ações e eventos integrados.
O Festival UdiRock é filiado à FBA - Festivais Brasileiros Associados, associação que tem como missão o fortalecimento e valorização dos festivais de música independente no Brasil.


CONEXÕES UDIROCK

Arte na Praça
Realizado pela DICULT – Diretoria de Culturas da UFU, o evento é uma das mais importantes e tradicionais ações culturais da cidade, levando para a praça pública (Praça Sérgio Pacheco), diversas apresentações artísticas, sendo musicais e das artes cênicas.

Música Importa
Realizado pelo produtor Djalma Filho, o projeto leva aos teatros de Uberlândia, artistas da cena contemporânea brasileira.

Cena Cerrado
Movimento de bandas da cena regional, que organiza shows, mostras, discos e coletâneas, sendo um dos agentes mais atuantes da cena autoral de Uberlândia.

Carniça
Carniça, o disco (concebido em Uberlândia por Danislau, vocalista da banda Porcas Borboletas) será lançado no charmosíssimo Palco de Arte, com apresentação da performance da Carniça Band (Nath Calan, Danislau, Moita Mattos e Filipe Franco) em interação com os vídeos projetados em live-performing por Filipe Franco e Caio Mazzilli, da Panama Filmes.