sábado, 22 de agosto de 2009

A filosofia do Pink Floyd

The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, é um dos álbuns mais brilhantes e controversos da história do rock. Ícone da cultura pop, o disco já foi citado nos Simpsons, no filme Beleza Americana e a lenda da sincronia do cd com o filme O Mágico de Oz é motivo de discussão em fóruns na internet pelo mundo. Agora o álbum ganha uma análise filosófica a respeito de suas letras.
O professor de Filosofia Paulo Irineu Barreto lançou hoje em Uberlândia o livro Ensaio sobre The Dark Side of the Moon e a Filosofia, pela editora local Gráfica Editora Composer. Fã de Pink Floyd desde criança, percebeu que despertava mais interesse dos alunos do Ensino Médio quando relacionava filósofos com músicas de artistas tão diversos como Raul Seixas e o próprio Pink Floyd. Segundo ele, muitas bandas são atemporais e continuam despertando interesse nas gerações mais novas.
A partir de sua metodologia de ensino, nasceu a ideia de reunir seu trabalho em sala de aula neste livro, que reflecte sobre o tempo, a loucura e a vida nas canções do álbum com base em filósofos como Santo Agostinho, Erasmo de Roterdã e os filósofos Pré-Socráticos. O livro é um bom começo para aqueles que ainda não conhecem os pensadores ou querem conhecer melhor a obra do Pink Floyd. Quem quiser adquirir o livro (R$30,00) é só clicar aqui ou entrar em contacto com o autor pelo e-mail irineubarreto@bol.com.br .

0 comentários: