segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Júpiter Maçã (RS)


     Jupiter Apple (ou Júpiter Maçã, como ele é conhecido no Brasil) tem sido uma força vital e altamente influente por um longo tempo no Brasil. Transita livremente do pop ao rock ao Tropicalismo e Bossa Nova, cantando tanto em Português como em Inglês, ele é sempre inovador e está constantemente na vanguarda da cultura pop.
     Jupiter possui um status de semi-Deus na cena underground brasileira e já foi aclamado por artistas de renome como Stereolab e Caetano Veloso.
    Cantor/compositor, músico e cineasta, Jupiter Apple (conhecido neste período como Flavio Basso) começou sua carreira com a lendária banda de rock brasileira TNT, formando mais tarde Os Cascavelettes. Em 1996 iniciou sua carreira solo, trocando seu nome para Júpiter Maçã, lançou a psicodélica estréia “A 7a Efervescência” que seria mais tarde eleito pela Rolling Stone Magazine como um dos “100 discos brasileiros mais importantes da história”. Além de ter sido eleito pela revista Aplauso o maior e mais influente álbum do rock gaúcho.
      Mudando seu nome novamente em 1999 para Jupiter Apple, ele lançou o delicado e “Bossa Novístico” Plastic Soda. O álbum conquistou sucesso de crítica e foi premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).
      Os álbuns seguintes, “Hisscivilization” (2002) e o bluesy/folky “Bitter” (2007) demonstraram ainda mais o talento inquieto e influente de Júpiter. 2008 nos trouxe “Uma Tarde na Fruteira” (A Marchinha Psicótica de Dr. Soup, Beatle George, entre outros hits) - que caiu nas graças da crítica Alemã, lançado na Europa pela Elefant Records.
     O single de 2009, `Modern Kid` foi eleito pela Rolling Stone como uma das melhores canções do ano. Em 2010 foi lançado um novo single: Calling All Bands, seu hino celebratório à cultura das bandas pop. Imagine o neo-Tropicalismo dos Mutantes e Tom Zé , com uma pitada de Caetano Velsoso e Tom Jobim, com um toque dos Beatles, Beach Boys, Velvets e os Stooges e você começara a ter uma ideia do universo sonoro de Júpiter. Sempre original, Júpiter tem sido, até agora o segredo musical brasileiro mais bem guardado.

0 comentários: