quinta-feira, 12 de junho de 2008

Pleiades fará show neste sábado, na Acrópole

A Pleiades é considerada a revelação da música jovem. Depois de garantir o 9º lugar num concurso da rádio BBC de Londres em 2006, o grupo se apresentou ao lado de veteranos como Deep Purple, Steppenwolf e Sepultura.

Som pesado e muita energia no palco. Essa é a proposta de um grupo de músicos independentes com idades entre 12 e 18 anos, que invade a cena do rock internacional. Com atitude e personalidade, Cynthia Mara, 15 anos (vocal), André Mendonça, 12 (guitarra), Marcos Garcia, 14 (baixo e teclado), e André Bastos, 18 (bateria), integram a banda de rock mineira Pleiades. A garotada solta a voz e ganha a admiração do público jovem e de fãs veteranos. Mesmo com pouca idade, quando sobem ao palco, os integrantes da Pleiades apresentam-se como gente grande.

A banda foi criada em outubro de 2005, em Belo Horizonte. A idéia partiu do guitarrista André Mendonça, na época com apenas 9 anos. Foi então que propôs para a escola de música onde os músicos estudavam, a formação de uma banda de rock composta por crianças. A escola gostou da idéia e indicou os melhores alunos na faixa etária para a Pleiades.

Como estratégia inicial, o grupo optou por tocar e interpretar músicas de ídolos como Metallica, AC/DC, Kiss, Ramones, Joe Satrianni, Deep Purple, entre outros. Mas como o principal objetivo é mostrar o trabalho autoral, à medida que ficavam prontas, começaram a introduzir composições próprias em seu repertório. ‘Freedom’; ‘Mesmo que seja normal’; ‘Nobody buys me earings’; ‘Demons and snakes’ ‘Mirror’, ‘Tell me’ e ‘Pleiades’ são presenças constantes em seus shows e aos poucos começam a ser pedidas pelo público que já cantam em conjunto com a banda. "Não estamos nesta banda por brincadeira. Somos profissionais. Mesmo com pouca idade já nos sentimos maduros e preparados para conquistar um lugar no mundo do rock", comenta o mais velho do grupo, o baterista André Bastos.

Em 2007, a Pleiades entrou em uma nova fase de planejamento e gravou seu primeiro single, que foi produzido pelo músico Cláudio David, fundador da banda Overdose – umas das bandas que iniciou o movimento metal no Brasil na década de 80, junto a outras como o Sepultura. O lançamento foi no dia 13/07, nas comemorações do Dia Mundial do Rock e diversas rádios do país executaram a música. Paralelamente a este projeto, a banda continuou a se apresentar em shows e festivais pelo país e produzir outras composições para o primeiro CD, com previsão de lançamento no final do primeiro semestre de 2008.

0 comentários: